O Diplomática sonora transmitirá a todos os conhecimentos adquiridos com as disciplinas, Diplomática e Tipologia Documental e Arquivo Permanente I , através do nosso tema que é música. Especificamente estaremos abordando a questão do registro de uma música, sua composição (letra e som) até o seu registro junto a um ente competente para essa função.
Mas o que isto teria a ver com a Arquivística, e mais ainda, com a Diplomática e Tipologia Documental? Pois bem, para relacioná-los, é necessário destacarmos alguns conceitos:
Diplomática: análise da estrutura e da autenticidade de documento arquivístico;
Tipologia documental: estudo das relações entre os documentos (produzidos e recebidos), as atividades e funções e o produtor arquivístico;
Proveniência: princípio arquivístico em que os documentos de um fundo não pode se misturar aos de outro;
Organicidade: relação natural de um documento com as atividades que o levaram a ser criado dentro de uma instituição;
Naturalidade: acúmulo natural dos documentos arquivísticos de acordo com as funções e atividades da instituição;
Autenticidade: diz respeito à criação de um documento e às qualidades que o legitimam para exercer sua função administrativa;
Unicidade: qualidade de um documento ser único no grupo documental a qual pertence;
Fundo: conjunto de documento (de qualquer suporte e formato) produzidos e recebidos e utilizados por uma pessoa (física ou jurídicas) no exercício de suas funções e atividades;
Produtor arquivístico: detentor do documento arquivístico.
Uma música até chegar ao seu formato final passa por um processo de composição, ou seja, criação de uma letra e melodia. Através dessa atividade de criação surgem rascunhos de letras, partituras até virar um documento formal e se tornar autêntico. Esse documentos são únicos dentro contexto em que foram criados, juntamente com a certidão de registro gerada através do seu registro da música num órgão competente para essa finalidade. Além disso fazem parte de um fundo e claro não podem ser misturados com o fundo de uma outra pessoa; refletem as atividades do produtor arquivístico.
Abaixo seguem as análises diplomática e tipológica do registro da música:
Diplomática
Denominação (nome): certidão de registro de música;
Espécie: certidão;
Gênero: textual;
Forma: original;
Formato: folha avulsa;
Suporte: papel;
Sinais de validação: carimbo, assinatura, logo;
Tipológica
Fundo arquivístico: Diplomática Sonora;
Espécie: certidão;
Tipo: certidão de registro de música junto à Biblioteca Nacional/Registre Aqui (nome do órgão que registrou);
Função arquivística: atestar que a música criada foi devidamente registrada no órgão competente;
Produtor arquivístico: Diplomática Sonora
Roteiro e metodologia da oficina:
Nossa oficina se estrutura sobre o registro de música e pesquisas bibliográfica sobre o tema, na análise tipológica e diplomática dos documentos gerados na criação e registro de música. Apresentando estes conteúdos de forma simplificada e clara para que todos possam compreender.
Na apresentação da oficina os tópicos a serem levantados sobre o tema são:
Nossa oficina se estrutura sobre o registro de música e pesquisas bibliográfica sobre o tema, na análise tipológica e diplomática dos documentos gerados na criação e registro de música. Apresentando estes conteúdos de forma simplificada e clara para que todos possam compreender.
Na apresentação da oficina os tópicos a serem levantados sobre o tema são:
- A importância de se registrar uma obra
- Explicações sobre Registro oficial e Direito autoral
- Como registrar uma música e os documentos gerados através de Fluxograma Bizagi
- Contextualização entre o tema da oficina, arquivística, diplomática e tipologia Documental
- A diplomática como ferramenta contra plágio
- E apresentação de música autoral, registrada por nós.
Oficina virtual:
A oficina virtual seguirá o mesmo roteiro da presencial, faremos registro da apresentação do grupo e disponibilização do material utilizado na apresentação e distribuído entre os espectadores.
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