sexta-feira, 10 de junho de 2016

Pesquisa nos blogs discentes



PASSAPORTE NA MÃO E PÉ NA ESTRADA - O grupo fez um análise do     passaporte como documento de "identidade” mundial, o grupo escolheu países que exigem do brasileiro visto obrigatório para entrar no país. Os países escolhidos foram  EUA e CUBA, foi estudado  o procedimento para obtenção dos vistos, e além disso, o processo para obter o passaporte brasileiro também foi apresentado. O grupo analisou o passaporte no seu contexto arquivístico quanto a: padronização, prazo de guarda, validade, sinais de validação.Países que não exigem visto para brasileiros o controle é feito através de carimbos, um com sinal de ">" quando se entra e outro carimbo com sinal de"<" quando o brasileiro sai do país. O grupo escolheu um documento que desperta a atenção do público e da forma que foi feita a apresentação ficou bem claro o trâmite para se obter.

1000 GRAU - O grupo aborda a forma de controle do cidadão feita através da tributação, e para que o estado possa realizar essa atividade o estado gera muitos documentos, entre esses documentos temos o Cadastro de Pessoas Físicas. O estudo de caso feito pelo grupo foi justamente do CPF abordando sua história, foi feito também uma análise diplomática e tipológica do documento e a relação entre a tipologia e diplomática do CPF.O grupo descreve a dificuldade ao se trabalhar com esse documento, visto que ele é utilizado para várias outras atividades além da tributação.Durante a análise diplomática vários elementos foram destacados pelo grupo  como : espécie, características internas e externas e o trâmite do documento.O grupo faz uma analise muito boa do documento CPF, mostrado o contexto  de sua criação, faz uma análise diplomática e tipológica detalhada onde através da tipologia seja possível fazer uma classificação "natural" do documento, facilita também a criação de arranjos funcionais e tipológicos.

TRAÇO ATEMPORAL - Foi feito uma análise tipológica e diplomática da planta baixa do Memorial Darcy Ribeiro, o Beijódromo. Os alunos conseguiram a planta do prédio e através da diplomática e tipologia documental tentaram relacionar a arquivologia com a arquitetura. Durante a oficina os alunos criaram uma dinâmica onde após a explicação dos componentes do grupo sobre a diplomática e tipologia como o que é suporte, gênero e fluxograma o expectador deveria relacionar o documento com as etapas do fluxograma.

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