sexta-feira, 18 de março de 2016

Quem é o cantor?



O Guarani - Carlos Gomes

A música uma das formas de arte mais difundidas e apreciadas por toda a humanidade data de muito antes dos instrumentos musicais, das partituras, e também do conceito de música em si.

Muitos historiadores apontam a música na antiguidade impregnada de sentido ritualístico e como instrumento mais utilizado a voz, pois por meio dela se dava a comunicação e nessa época o sentido da música era esse, comunicar-se com os deuses e com o povo. Observamos que, na Grécia, a música funcionava como uma forma de estarem mais próximos das divindades, um caminho para a perfeição. Nessa época, a música era incorporada à dança e ao teatro, formando uma totalidade, e ao som da lira eram recitados poemas. As tragédias gregas encenadas eram inteiramente cantadas acompanhadas da lira, da cítara e de instrumentos de sopro denominados aulos. 

Já em Roma a música foi influenciada pela música grega, pelos etruscos e pela música ocidental. Os romanos utilizavam a música na guerra para sinalizar ações dos soldados e tropas e também para cantar hinos as vitórias conquistadas, também possuía um papel fundamental na religião e em rituais sagrados, assim como no Egito, onde os egípcios acreditavam na "origem divina" da música, que estava relacionada a culto aos deuses. 

Na Idade Média a igreja influenciou o desenvolvimento da música com os monges, aprimorando e desenvolvendo a escrita e a teoria musical. Também ocorreu a separação entre a música religiosa e a popular. 

No Século XX, a música sofreu uma verdadeira revolução. O surgimento de tecnologias nos instrumentos, diferentes formas de compor, novos gêneros musicais, novos timbres, harmonias, melodias e novos ritmos, além de tecnologias para gravar, reproduzir e distribuir essa arte que revolucionou totalmente o mercado e a produção musical. A música vai continuar sofrendo mudanças ao longo do tempo, mas sempre será parte da cultura mundial, das nossas vidas e dos nossos sentimentos. 

Objetivos

Cientes da riqueza cultural e informacional da música, nós do grupo Diplomática Sonora escolhemos este tema para criar o blog que leva o mesmo nome, a fim de desenvolver atividades propostas na matéria de Diplomática e Tipologia Documental,  ministrada pelo professor André Porto Ancona Lopez da Universidade de Brasília - UnB.

Neste semestre o Grupo Diplomática Sonora irá analisar os documentos que se fazem necessários para a criação de uma música. Como é o processo de registro de uma música, os documentos necessários e quais documentos gerados neste? Como são comprovados a autenticidade e originalidade de uma música/letra. Estes e outros assuntos relacionados com temas músicas poderão ser encontrados em nosso blog a partir de hoje!!
Sejam todos bem vindos, e um ótimo semestre!

Referências:
http://institutomusicaldarezzo.com.br/a-historia-da-musica/#sthash.OACkFyzE.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário