sexta-feira, 29 de abril de 2016

Variação de contextos documentais

A Museologia, assim como a Arquivologia, tem grande importância na preservação da memória social, guardando informações geradas pela humanidade no decorrer de suas atividades. É uma disciplina que entra em contato com diversas areas de conhecimento, como a filosofia, história, sociologia, antropologia, biblioteconomia, arquivologia, arquitetura etre várias outras. Pode ser notada desde a Grécia antiga com museus para guardar informações dos mitos gregos, preservando seus conhecimentos, cultura e tradição. Desde então tem agregado seu imenso valor como expositor do legado histórico de diversas culturas, além de preservar assim a memória desses povos. Tendo hoje grande reconhecimento na preservação da cultura.

Com grande proximidade entre nossa disciplina (Arquivoligia) e a Museologia, podemos compartilhar diversos documentos de arquivo com meseus. Dessa forma foi proposto para o blog analizar os documentos escolhidos na postagem: Diplomática Sonora como fundo arquivístico, e decidir quais documentos caberiam na coleção de um museo.
Concluimos então que comprovante e o folheto não possuem características para entrar em uma coleção de museu, possuindo valor somente para nosso fundo. Já o blog pode ser considerado como peça de museu, expondo assim nossas atividades durante a realização da matéria Diplomática e Tipologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário